segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Linux Ubuntu VS Mint


Mais uma vez olá pessoal, como eu já tinha dito no artigo anterior eu fiz um dual boot com Linux Ubuntu, eu estava super satisfeito ate conhecer melhor o Linux Mint, eu não curtia o Mint porque ele me lembrava muito o Windows 10 e eu queria me distanciar disso, bem eu baixei a ISO do 19.01 Tessa, mas atualizei ontem para o 19.02 Tina.


Deixaremos as apresentações de lado e vamos ao que interessa, que é a pergunta “ vale a pena mudar para o Mint? “ . Sim vale, o Mint é um sistema que vem com a interface Cinnamon ( eu escolhi essa ) e ela é mais completa que a Gnome que veio  no meu  Ubuntu, a barra de tarefas é cheio de mini aplicativos que exercem varias funções que pode ser de  bateria ate gerenciador de disco, um luxo, e com mais recursos gráficos, o que me agradou muito mais do que a Gnome.

O Linux Mint conta com um painel de configurações  mais completo



Quanto aos programas não tive problemas já que o Mint é derivado do Ubuntu, ou seja tem o motor do Ubuntu debaixo do capô, os programas são os mesmos o que foi muito bom para minha migração, foi só baixar tudo na lojinha e só alegria, com exceção do Chrome que tive que baixar no site oficial, mas isso não era novidade já que tive que fazer isso no Ubuntu e também faço no Windows, tudo de boa quanto a isso.


O Mint é bem mais completo e isso você descobre quando abre o painel de controle, ou melhor dizendo o Configurações, tem muito mais coisa para editar e mexer, que delicia, não me lembro se o Ubuntu tinha um Firewall mas o Mint tem e fez questão de deixar isso claro na tela de boas vindas.
Area de trabalho do Ubuntu com o Gnome




Area de trabalho do Mint com Cinnamon ( pretendo tirar outro print em breve )
Do resto nada que se destaque além do que eu tinha visto no Ubuntu, além do fato de ser mais completo, se no Ubuntu eu era obrigado a baixar uma extensão para ejetar um pendrive no Mint já veio instalada, são coisas assim que não deixa saudades do Ubuntu, quanto aos Codecs não tive problema, acho que é pelo fato que eu autorizei na instalação da distro ao contrario do Ubuntu que instalei sem acesso com a internet.
Os mini aplicativos da área de trabalho


Bem  se você esta pensando em entrar no mundo Linux eu te recomendo pular o Ubuntu e vir direto para o Mint com Cinnamon, ela oferece os mesmos programas do Ubuntu inclusive as atualizações de segurança, ou colocar a interface Cinnamon no Ubuntu, não me lembro se esta disponível.

OBS: as imagens ficaram com o programa de captura na frente, vou tirar novas imagens em breve


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Linux substitui o Windows?

Recentemente me aventurei no mundo Linux   por meras curiosidade, e ainda estou usando o Linux Mint em meu dia a dia, estou escrevendo aqu...