Olá eu me chamo vinicius e hoje eu vou contar para vocês de forma breve a minha primeira experiência com Linux, na verdade vou descrever o Ubuntu 19.04, então se acomode ai e preste a atenção no que eu vou te contar para você saber exatamente do que se trata o Linux.
Eu nunca fui fã de Linux ate um dia que assisti um vídeo do Diolinux, me interessei pelo assunto e fiquei com vontade de experimentar esse tal mundo do Opensorce, bem vou contar em outro artigo as dificuldades que encontrei na instalação do Ubuntu 18.04 LTS, nesse vou me focar na experiência geral.
Bem posso dizer que esta sendo muito bom a experiência de usar o Ubuntu, eu instalei em dualboot com a intenção de “ Brincar “ sim usar como Hobby, Pois bem eu praticamente uso ele como sistema principal, eu ouvia muito as pessoas que usam Linux dizer que conseguem isso, mas eu duvidava que dava para fazer isso, claro que uso em 90% do tempo para navegar na NET, então isso se torna fácil, certo ? mais ou menos, uso o navegador Edge no Windows 10 e ele não esta disponível no Linux, o jeito é voltar a usar Google Chrome novamente, OK OK nada grave, sem falar que ganho na portabilidade com tudo isso, o histórico assim como os favoritos que acesso no Linux vão esta disponível no Windows 10 de forma automática.
![]() |
| Google Chrome rodando no Ubuntu sem diferenças da versão Windows |
Quanto aos programas esta sendo de boa, eu não uso muitos no Windows 10 e no Linux eu consegui usar outros que fazem o mesmo, bem nem sempre, o KDlinve que corresponde ao VEGAS no Windows, não é tão bom e intuitivo, o que é uma pena, ele funciona bem mas deixa a desejar para min que sou usuário básico, outra barreira foi abrir mão dos programas da Microsoft, gosto do cliente de E-mails, APP Xbox, paint3D, OneNote, e as notas adesivas que sincronizam tudo pela internet, “uhm que dilicia”.
![]() |
| KDlinve faz o papel de VEGAS, apesar de ser menos intuitivo |
Concepções eu tive que fazer, e posso dizer que é de boa o tal Linux, me refiro a distro Ubuntu é claro, bem e o sistema operacional? É bom?, sim é completo e funcional, não é tão completo quanto a o Windows 10, o sistema da Microsoft tem muito mais recursos e funções o que faz dele mais completo, sem brincadeiras isso é serio, uma coisa que me incomodou foi as travada que a Loja do Ubuntu dá, são chatas, conseguem ser pior que a porcaria da loja do Windows ( se é que dá para piorar).
Mas no geral o sistema é bom, e principalmente intuitivo, tem muita coisa semelhante ao Windows, inclusive as teclas especiais que os notebooks tem funcionam bem no Ubuntu, uma coisa a menos para se preocupar, antes que eu me esqueça preciso falar do desempenho, afinal foi um dos motivos que fui para o Linux.
![]() |
| Area de trabalho do Ubuntu, intuitivo e simples |
Ao contrario do que se diz por ai “depois que coloquei Linux meu PC esta voando baixo”, bem isso foi meia verdade para min, o Ubuntu consome em torno de 2GB de RAM, o que é bom principalmente eu que tenho 8GB, entretanto o sistema é só um pouco mais fluido em relação a “carroça” do Windows 10, acho inclusive que a inicialização talvez seja ate mais lento que o Windows 10, ou seja é demorado nos 2.
Aparência é outro nível, enquanto o Windows 10 é uma mistura de velho, mais ou menos e novo, e ainda por cima é sem graça, Windows vista mandou lembranças agora, o Ubuntu tem um visual bonito e simples, ate demais, algumas coisas como por exemplo o botão de ejetar pendrive tem que ser instalado a parte, serio mesmo a interface Gnome fica devendo em alguns aspectos, não é nada grave mas faz falta, você que esta lendo não deve ter dor de cabeça na hora de usar, gostaria ate de elogiar o explorador de arquivo do Ubuntu, ele é bonito e limpo e relação ao Explorer velho do Windows 10.
![]() |
| Windows Explorer ( a cima ) e sua aparência antiquada e Ubuntu ( a baixo) com seu visual mais moderno |
A segurança não tenho muito do que falar, o Linux não pega vírus, na verdade pega mas é raro, por isso não se usa antivírus, eu inclusive sinto falta desse tipo de programa, não que eu goste, mas me sinto mais seguro com um cachorro para olhar a casa, mas se não precisa OK.
Só tenho uma coisa para falar depois disso tudo, gostei e vou usar por muito tempo, antes que me esqueça, os truques e macetes que nos aprendemos nos Windows, tem que ser reaprendido no Linux, tem que ter paciência e ter vontade, sempre é bom aprender algo novo, quem se prepara chega mais longe.





Nenhum comentário:
Postar um comentário